quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Jovens do Memória Emotiva desbravam a história patrimonial das profissões e ofícios


“Conhecer a história de um museu, é conhecer a história dos prédios e da cidade em sua volta”, foi dessa forma que os educadores do Museu de Artes e ofícios iniciaram a apresentação da história do museu localizado na praça da estação de Belo Horizonte, aos alunos das oficinas de audiovisiual, animação e fotografia do projeto Memória Emotiva Olhares Sobre o Patrimônio.


A visita, que aconteceu no dia 31 e julho, contou com a participação de aproximadamente 40 jovens, que puderam acompanhar uma viagem pela história de profissões e ofícios, como barbeiro, dentista, comerciante, entre outras.


Muitas histórias e curiosidades aguçaram os olhos e os ouvidos dos jovens, como, por exemplo, uma sobre a profissão de dentista. Segundo explicação dos educadores que acompanharam o grupo, o dentista para ser bem graduado e mostrar experiência, deveria exibir um jaleco cheio de sangue, prova de que atendeu diversas pessoas.


Outro momento interessante e que chamou a atenção, foi a explicação sobre o sistema de pesagem entre os comerciantes do passado. Existiam dois tipos de peso, o “filho mais velho” e o “filho mais novo”. A diferença entre eles, é que um era menor e mais pesado do que propunha ter, usado na hora da venda; e o outro é maior e mais leve do que propunha, usado na hora da compra.


Por Daniel Rabello

Nenhum comentário:

Postar um comentário