segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Aventuras e muita história em primeira visita a campo da oficina de audiovisual


Histórias inusitadas, fatos inesperados e uma garra para buscar a informação, esse foi o espírito da primeira visita a campo da turma de audiovisiual do projeto memória emotiva, realizada na manhã desta última quarta feira, 29 de agosto.


Antes de realizar esta visita, um grupo com aproximadamente oito jovens da região de General Carneiros e de até 16 anos, se reuniram durante três semanas em oficinas teóricas sobre educação patrimonial e audiovisual. Durante esse tempo, os estudantes foram instigados, pelo professor Sérgio Vilaça, a desenvolverem roteiros de documentários. “O professor pediu para a gente ter idéias, e aí foram surgindo os temas”, disse Karina Silva de Paulo, de 12 anos.


Três temas forma escolhidos para serem documentados. A história de Juquinha de Almeida foi sugerida por dois de seus bisnetos, Alice e Alef, ambos com 14 anos. “Por que ele é meu bisavô e por que foi referência na história aqui do bairro”, explicou Alice Maria de Almeida.


Outro tema proposto foi à conservação do meio ambiente. Para o estudante Gustavo Henrique Pinheiro, 15 anos, consciência pública. “Temos tudo na nossa mão: natureza, rios e meio ambiente. Mas estamos destruindo. Essa idéia é um alerta. Pode até não dar muito efeito na sociedade, mas vou fazer minha parte, que é a de instruir e informar”, ressaltou o estudante.


A estação ferroviária de General Carneiros é o terceiro tema a ser abordado. Após essa visita, o próximo passo da oficina é começar a organizar as idéias e as imagens. Serão feitas mais duas visitas a campo para coleta de material, de acordo com o professor Sérgio Vilaça.
Por Daniel Rabello

Nenhum comentário:

Postar um comentário